OBJETIVO

Verificação do estado, fixação e funcionamento de todos os componentes do sistema de travagem.

METODOLOGIA

A verificação dos componentes do sistema de travagem é essencialmente visual e auditiva, com o auxílio dos seguintes equipamentos de medição:

  • Frenómetro de rolos.
  • Desacelarógrafo
  • Equipamento de “rolos loucos”

Frenómetro de rolos

O frenómetro é um aparelho para medir a força, o equilíbrio e a eficiência de travagem dos veículos.

Uma vez que o frenómetro mede forças, a unidade utilizada é o Newton ( N ). (9,81 N = 1 kg)

A partir destas forças o processador central do frenómetro calcula a diferença percentual entre a força medida em cada uma das rodas esquerda/direita e, conhecida a tara do veículo (ou peso bruto se aplicável), a eficiência de travagem (%) ou desaceleração (m/s2).

O valor das forças de travagem pode ser influenciado por diferentes factores, tais como a velocidade, o piso, os pneus, a temperatura e outros.

Desacelarógrafo

Sempre que as características técnicas do veículo não permitem que seja inspecionado no frenómetro, o Inspetor utiliza o desacelarógrafo, que analisa a eficiência do sistema de travagem e a possível  transladação excessiva do veículo, aquando da travagem, o que implica existir um desequilíbrio (este aspeto, s/ recurso a registos).

Rolos Loucos

Equipamento que permite aos veículos de tração integral permanente (4X4) realizar o teste de travagem no frenómetro; este equipamento consiste em duas placas sobre as quais são colocadas as rodas do veículo que não se encontram no frenómetro, de modo a poderem rodar livremente.

INSPEÇÃO - Itens em análise

  • Pivôt do Pedal do Travão / Alavanca Manual do Travão de Serviço (Veio de Excêntricos)
  • Estado do Pedal / da Alavanca Manual e Curso do Dispositivo de Operação do Travão
  • Bomba de Vácuo ou Compressor e Depósitos
  • Manómetro ou Indicador de Pressão
  • Válvula Manual de Comando do Travão
  • Travão de Estacionamento, Comando da Alavanca e Dispositivo de Bloqueio
  • Válvulas de Travagem (Comando, Descarga, Reguladoras de Pressão, etc.)
  • Conexões Elétricas e Pneumáticas dos Travões do Reboque (Cabeças de Acoplamento)
  • Acumulador de Energia / Depósito de Pressão
  • Dispositivo de Assistência à Travagem e Bomba Central (Sistemas Hidráulicos)
  • Tubagens Rígidas dos Travões
  • Tubagens Flexíveis dos Travões
  • Cintas e Calços dos Travões
  • Tambores e Discos dos Travões
  • Cabos, Tirantes e Articulações (Alavancas Excêntricas de Afinação Manual)
  • Acionadores dos Travões (Incluindo Travões de Mola e Cilindros Hidráulicos)
  • Válvula Sensora de Carga (Compensador Automático de Travagem)
  • Ajustadores e Indicadores de Folgas (Alavancas Excêntricas de Afinação Automática)
  • Sistemas de Travagem Auxiliares - Retardadores (se Montados ou Exigidos)
  • Sistema Antibloqueio de Travagem (A.B.S.)
  • Sistema de Travagem Eletrónico (E.B.S.)
  • Sistema Antiderrapagem (A.S.R.)
  • Controlo (ou Programa) Eletrónico de Estabilidade (E.S.C. ou E.S.P.)
  • Tomadas de Pressão
  • Cruise Control ou Cruise Control Adaptativo (A.C.C.)
  • Aviso de Saída da Faixa (L.D.W.)
  • Comportamento Funcional do Sistema de Travagem - Travão de Serviço
  • Comportamento Funcional do Sistema de Travagem - Travão de Emergência
  • Funcionamento Automático dos Travões do Reboque (Travão de Emergência)
  • Comportamento Funcional do Sistema de Travagem - Travão de Estacionamento
  • Comportamento Funcional do Sistema de Travagem - Travão Auxiliar

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Inspauto - Jovim

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Inspauto - S. João da Madeira

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